ChatGPT para auxiliar escritores! - Minha análise

 
inteligência artificial chegou para ficar, no início da sua popularidade, causou algumas controvérsias. Algumas pessoas criticaram de forma negativa e outras de forma mais positiva sobre esse aplicativo. O ChatGPT chegou até mim através de um professor que instruiu a mim e aos meus colegas sobre usá-lo na criação de um roteiro. Me lembro de meus amigos achando essa ferramenta maravilhosa, mas fiquei com um pé atrás. Como escritora, me senti desconfortável por causa das opiniões de outras pessoas que li na internet, então acabou que fui influenciada a ter algumas opiniões negativas sem ter tido qualquer experiência com ele.

Agora, recentemente, após ver mais algumas pessoas falando de forma mais crítica, decidi dar uma chance e conhecer esse aplicativo. Instalei no meu celular e fiz perguntas, também pesquisei sobre para saber como esse aplicativo trabalha. Pelo que entendi, tem como criar Chats, que são como salas, onde você pode discutir individualmente sobre determinado assunto.

Minhas perguntas iniciais em um dos chats foi "O que você pode fazer por mim? De que forma você é útil? Me informe por tópicos." E então ele respondeu;


Minha segunda pergunta foi "Como escritor, que forma você pode ser útil para mim? Como ferramenta de auxílio." E ele prontamente me respondeu por tópicos;


Muito bem, depois de ver o que ele podia fazer, decidi perguntar o que ele não pode fazer;

Enfim, depois de anotar todas as possibilidades que ele oferecia, fiz os meus testes. Enviei o capítulo de uma das minhas histórias e pedi para ele fazer uma análise. A análise que ele fez era ótima, conseguia entender tudo o que meus personagens estavam sentindo e coisas que ficavam subentendidas na trama da minha história. Essa Inteligência Artificial diz que não pode dar opiniões pessoais, então achei um ponto positivo considerando que esse app é limitado, embora seja bem preciso. Sobre a análise que ele fez, você pode optar por pedir que faça ainda mais detalhada, e ele fará, desde que o texto enviado por você seja bem preciso com informações que uma pessoa comum também pediria; se faltar alguma informação, ele não terá acesso e não poderá fazer uma análise bem precisa. 

Para ficar claro mais uma vez, esse app não pode substituir a opinião de uma pessoa real. Você ainda precisará de um revisor e uma leitura crítica feita por um humano, alguém que sentirá algo de verdade, o que você está tentando transmitir através dos seus personagens, seja raiva, medo e suspense. O ChatGPT apenas informa com base nos dados que tem, ou seja, ele apenas conhece a teoria, não a prática. Se você é um escritor que trabalha sozinho como eu, também vai precisar de uma pessoa para ser seu leitor beta, além de uma revisão textual (porque, embora ele seja bom corrigindo a gramática, ortografia e coerência, ele não faz tudo perfeitamente; eu sei porque testei inúmeras vezes e ainda havia alguns erros, como confundir os gêneros das palavras).

"Está bem, Morim! Ele pode ter uma taxa de acerto de 70%, mas como posso usar ele corretamente?"

Ressaltando que não são dicas de verdade absoluta, vou apenas dizer como ele pode ajudar, baseado em como uso esse aplicativo para facilitar o meu trabalho e poupar o meu tempo. Vamos lá. Prepare o print ou a caneta.

Se você pedir, depois de enviar seu texto, ele pode;

1 — Apontar erros gramaticais; onde você errou alguma pronúncia, gênero das palavras, repetições.

2 — Pontos que você precisa melhorar; as dicas que ele deu foram boas, embora eu já tenha o conhecimento da maioria. Ele pode te ajudar se for um escritor iniciante.

3 — Apontar melhorias nas personalidades dos seus personagens secundários; motivações claras e momentos significativos na trama, onde seu personagem secundário não será apenas alguém de apoio emocional para o protagonista ou com motivações bobas, você pode enriquecer sua história ao melhorar seus personagens secundários.

4 — Substituir palavras, símbolos, números e travessão; usei em um dos capítulos de rainha egoísta para remover o nome dos personagens antes da fala. (Não foi totalmente preciso, porque ao invés de travessão ele colocava as aspas, mas foi pouquíssimas vezes que ele fez isso, então deixe bem claro o que ELE DEVE FAZER NO SEU TEXTO.)

5 — Avisa para fazer transições suaves de uma cena para outra.

6 — Avisa se precisa fazer variedade de tom; o que é isso? Se sua história esta tensa demais, ou séria demais, ele avisa para fazer determinadas cenas um pouco mais leve. (Obviamente depende de você, se vai querer mesmo fazer essa modificação, então esteja atento sobre o que VOCÊ QUER, E NÃO O QUE ELE QUER, são apenas dicas teóricas.)

7 — Avisa se seu texto precisa de detalhes sensoriais, humanidade; irônico, não é? Ele se refere aos sentidos, toque, textura, cheiros, aromas, sons.

8 — Você pode pedir para ele analisar seu roteiro, a estrutura dele e como você escreveu aquele texto; se você começou com mais ação. Ou foi tranquilo e se no meio da trama houve uma mudança de velocidade e passou a ser mais movimentado.

9 — Fornecer porcentagem de gêneros; sim, eu pedi para ele falar se o meu texto tinha mais ação. Drama, suspense, romance e em quantos porcentos aquilo estava, se eu precisava focar mais no drama. (Isso é muito útil caso você queira escrever uma história de drama, mas sente que seu texto está focando mais em comédia, depois de saber da porcentagem, você pode mudar o seu estilo de narrativa.)

10 — Avaliar seu estilo de escrita; Ele descreveu que meu estilo é envolvente e que destaca aspectos emocionais, isso é uma boa crítica, se você quer uma opinião mais teórica. Mas saiba que cada pessoa pode interpretar de uma forma diferente, então perguntar sobre seu estilo de escrita é mais para satisfazer a sua curiosidade, dependendo do seu objetivo ao saber disso.

11 — Avaliar de 0 a 10 seu texto; pedi para analisar algumas coisas que escrevi e ele me deu algumas notas, não se deixe levar se receber uma nota muito baixa, lembre-se mais uma vez que é apenas a resposta de um programa, ele não tem um banco de dados em tempo real, como mencionado na terceira foto.

12 — Pode gerar títulos, nomes de personagens, criar sinopses com as informações dadas por você, faz analises, estruturação de roteiros.

13 — Tradução para outras línguas.

Agora os ponto negativos que vi;

1 – Sem criatividade própria, ele não pode criar historias novas. (Bem, até pode, mas já adianto que não fica nada bom, é apenas um amontoado de palavras rebuscadas e difíceis, sem coerência alguma.)

2 – Sem experiências pessoais; por não ser uma pessoa que teve diversas experiencias de vida, ele não será totalmente preciso sobre sentimentos, acontecimentos, etc. Tudo o que ele sabe é apenas o que está no seu sistema e não é muito útil.

3 – Sem interpretações de obras externas; não pode interpretar obras especificas que não tenham sido fornecidas no chat da conversa, relembre que são como salas, ele apenas aprende e fornece as informações que você já deu.

4 – Sem acesso à web; ele não pode acessar outras fontes, PDF, aplicativos, Google, etc.

5 – Não pode executar comandos, realizar ação física, não pode acessar nada fora do próprio aplicativo.

Minha conclusão é que o aplicativo é bom para aliviar o trabalho cansativo como escritor. Não resolve todos os seus problemas, mas é bastante útil. Para mim, os pontos positivos superam os negativos; é como ter um assistente de tarefas. 

Minha nota pessoal para o aplicativo é 9/10, e será muito útil para meus projetos. Nunca tive a intenção de substituir o trabalho de um profissional por uma inteligência artificial, apenas facilitará minha parte para entregar o livro a alguém competente que fará uma análise humana, fornecendo críticas construtivas e revisando minuciosamente tudo, incluindo personagens, lugares e descrições. Em resumo, o ChatGPT pode se tornar um aliado para os escritores iniciantes, que trabalham sozinhos e não têm muitas condições de esperar determinado tempo ou pagar um determinado valor. Estou ansiosa para trabalhar com ele daqui para frente.

Obrigada por ler esse artigo, o Moritany Universe está aqui para ajudar outros escritores também!

Em breve trarei algumas perguntas/comandos que você pode perguntar ao ChatGPT que vai te ajudar a ter uma visão geral da sua obra, e aspectos que você pode melhorar.

Comentários

Postagens mais visitadas